Museum of Childhood (Edinburgh, Scoland)
A entrada parece
a de uma lojinha e vc não dá nada por ela, mas, ao entrar, me senti descobrindo um tesouro. São andares e andares de pequenos aposentos com objetos, roupas e brinquedos que mostram como as crianças eram vistas e tratadas ao longo do tempo. Como foram surgindo objetos específicos para o cuidado, a higiene, a alimentação, instrução e divertimento específico delas. Dava até um arrepio na espinha passear pelos corredores repletos de brinquedos com que crianças que realmente existiram, cresceram e morreram, realmente brincaram, se divertiram e sonharam...
Abaixo, as fotos de uma "butcher's shop" (um açougue) de 1880 e uma casinha (ou melhor, uma casona) de bonecas de 1897.
As casinhas de bonecas surgiram nos séculos XVII e XVIII e serviam tanto para os adultos (os ricos, é claro) mostrarem suas coleções de objetos e mobílias (ou seja, era uma casa igual a sua casa real, mas em miniatura) como para as crianças serem instruídas no manejamento e nos serviços de uma casa. A maior que o museu possui têm 18 aposentos, água encanada, luz elétrica e uma lareira.
O Museu de Londres tem uma coleção maior, e com mais objetos recentes, como a coleção da Moranguinho, por exemplo (me deu uma vontade enlouquecida de quebrar o vidro e dar uma cheiradinha pra matar a saudade...) Tb há mt coisa pra as crianças que visitam o espaço se divertirem, como fantasias, instalações, legos até e um tanque de areia, no qual o Arthur se esbaldou (tadinho, ele devia estar com saudade de brincar na areia!).
O que eu mais gostei foram os teatros para marionetes, mas infelizmente as fotos que tirei deles não ficaram boas. Tinha um igualzinho ao do filme da Noviça Rebelde e que, como no filme, tb era usado por uma família rica para entreter os seus convidados.
Dá ou não dá vontade de brincar?
3 comments:
Oi Barbarela!
Estou adorando viajar por Londres com vc!!!
Vira e mexe lembro de momentos que passamos juntas ou momento em que gostaria que vc estivesse presente.
Adorei os museus... quero morar em uma cidade com museus interessantes como estes!!!
Beijos
Tudo lindo, lindo!
Eu ainda me lembro direitinho do cheiro da minha moranguinho! E meu irmão tinha esse limãozinho!
Adorei a "voltinha virtual" pelo museu...
Continue aproveitando essas coisas boas...
Beijo!
Ana Paula
Obrigada pela força e pela companhia "virtual", queridas Ana e Rê.
Post a Comment