Museum of Childhood (Edinburgh, Scoland)
A entrada parece
a de uma lojinha e vc não dá nada por ela, mas, ao entrar, me senti descobrindo um tesouro. São andares e andares de pequenos aposentos com objetos, roupas e brinquedos que mostram como as crianças eram vistas e tratadas ao longo do tempo. Como foram surgindo objetos específicos para o cuidado, a higiene, a alimentação, instrução e divertimento específico delas. Dava até um arrepio na espinha passear pelos corredores repletos de brinquedos com que crianças que realmente existiram, cresceram e morreram, realmente brincaram, se divertiram e sonharam...
Abaixo, as fotos de uma "butcher's shop" (um açougue) de 1880 e uma casinha (ou melhor, uma casona) de bonecas de 1897.
As casinhas de bonecas surgiram nos séculos XVII e XVIII e serviam tanto para os adultos (os ricos, é claro) mostrarem suas coleções de objetos e mobílias (ou seja, era uma casa igual a sua casa real, mas em miniatura) como para as crianças serem instruídas no manejamento e nos serviços de uma casa. A maior que o museu possui têm 18 aposentos, água encanada, luz elétrica e uma lareira.
O Museu de Londres tem uma coleção maior, e com mais objetos recentes, como a coleção da Moranguinho, por exemplo (me deu uma vontade enlouquecida de quebrar o vidro e dar uma cheiradinha pra matar a saudade...) Tb há mt coisa pra as crianças que visitam o espaço se divertirem, como fantasias, instalações, legos até e um tanque de areia, no qual o Arthur se esbaldou (tadinho, ele devia estar com saudade de brincar na areia!).
O que eu mais gostei foram os teatros para marionetes, mas infelizmente as fotos que tirei deles não ficaram boas. Tinha um igualzinho ao do filme da Noviça Rebelde e que, como no filme, tb era usado por uma família rica para entreter os seus convidados.
Dá ou não dá vontade de brincar?